terça-feira, 12 de novembro de 2013

Guia básico sobre o deserto do Atacama

Tem cerca de dois anos que fui ao Chile, mas até hoje muitos amigos ainda vêm me perguntar sobre dicas de passeios e principalmente como chegar ao famoso deserto. Mas antes de dar as dicas e explicar como chegar vou contar um pouquinho mais sobre esse lugar que amei conhecer!

O deserto do Atacama tem aproximadamente 1000 km de extensão e é considerado o mais árido e mais alto do mundo, porque chove pouquíssimo na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.
No deserto o clima é quente de dia e a noite faz friozinho, dependendo da época as temperaturas podem chegar a 40 graus de dia e 0 graus à noite. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude. 
Apesar de ser uma cidade pequena há uma boa estrutura para os turistas oferecendo várias opções de hospedagens, restaurantes e pacotes de turismo.


Lagunas Altiplânicas


Como chegar ao deserto do Atacama?


Quando fui pro Chile meu roteiro se resumia a Santiago, San Pedro do Atacama e Bolívia, sendo esse último destino partindo de San Pedro do Atacama em uma excursão com duração de três dias.
Comecei a viagem saindo do Rio de Janeiro em direção a Santiago, diga-se de passagem, sozinha, onde fiquei por dois dias antes de pegar o voo com destino a Calama.

Abre parênteses para explicação sobre como comprar o voo: Ao comprar o voo para a cidade de Calama compre do site da Lan chile e não o da Lan Brasil, pois fica bem mais barato. Comprei o trecho de ida e volta Santiago x Calama e na época paguei 72 mil pesos chilenos, ou seja, cerca de 288 reais na época (fevereiro de 2011).

Chegando em Calama eu peguei um transfer no próprio aeroporto, não tem erro. É uma van de uma empresa que te deixa na cidade de San Pedro, o trajeto tem 105 km e dura cerca de uma hora.

Também dá pra chegar ao deserto indo de carro ou de ônibus, mas a viagem dura cerca de 24 horas. É interessante pra quem curte viagem terrestre, gosta de admirar as piasagens e não tem o tempo limitado, como era o meu caso. A empresa de ônibus que faz esse trajeto é a TURBUS.

Câmbio


Não deixe para trocar o seu dinheiro em San Pedro do Atacama, pois na época em que fui (fevereiro de 2011) havia pouquíssimas casas de câmbio na cidade e o valor estava muito abaixo do que consegui em Santiago.

Em Santiago, por exemplo, o cambio estava a 257 no aeroporto e 288 na própria cidade mesmo. Cheguei a perguntar em San Pedro quanto era e não me lembro mais, só que estava bem abaixo disso.


Onde comer barato?


El Paso - comida é boa e barata: pratos bem servidos por 2 a 3 mil pesos. É um PF, mas muito bom. Bebidas: em torno de mil pesos por um suco de 1 litro ou coca de 1litro. 600 pesos por bebidas individuais.Ele fica na Caracoles (rua principal)

Pizza boa: El Charrua, na rua Tocopilla- 6 mil a pizza grande. 4 mil a individual

Barraquinhas do campo de futebol: procurar a que está com a placa Jugos Naturales. Os pratos são bem servidos e eram baratos, em torno de 2,5 mil pesos.

Fora esses lugares que são mais em conta existem diversas opções ao longo da Rua principal que servem menus mais caros, mas que também valem a pena dependendo do que você está procurando!

 Dicas legais e gerais


Se puder leve um mochilão para essa viagem, pois as ruas lá são quase todas de terra batida. Então se     você está levando sua mala novinha de rodinhas pode acabar se arrependendo. Feche todos os passeios com uma única agência de viagem pra ganhar aquele descontinho bacana e se  possível pesquise a reputação de algumas delas antes de sair do Brasil para não cair em nenhuma furada. A maioria fica situada na rua principal de San Pedro, a Caracolles, então você não terá dificuldade de pesquisar os preços e condições de cada uma delas.



 Leve casaco de frio, pois apesar do calorão durante o dia a noite costuma ficar mais friozinho. Eu sempre levava um casaco mais fininho pros passeios porque às vezes eles iam até o início da noite. Não esqueça de levar também a roupa de banho, pois você vai precisar para desfrutar dos ojos del salar e da laguna cejar.

Laguna Cejar
Leve protetor solar, protetor labial e colírio. Esse último item eu digo que é fundamental porque tive um ressecamento no olho e acabei tendo que comprar por lá.



Em San Pedro tem um café que fica bem próximo a pracinha da igreja e lá é super agradável. Se for com tempo passe por lá pra beber um suco/café e desfrute da vida tranquila do deserto. Eu levei um livro e fiquei um tempão nessa pracinha. Ah como era bom não ter hora pra nada!




Um comentário:

  1. Muito legal, tenho vontade de conhecer Alter do Chão, apesar da preguiça de chegar até lá. Depois dos nomes dos ônibus em San Andrés, essa serra é outra que pode ter duplo sentido hein. Serra da Piraoca, é isso mesmo? Haha.

    ResponderExcluir