segunda-feira, 26 de março de 2012

Mochilando pela América do Sul

Um destino escolhido por muitos mochileiros são nossos queridos países vizinhos da América do Sul.  É claro que no Brasil há destinos espetaculares, nesse caso, não concordo com o ditado que a “grama do vizinho é sempre mais verde”. No entanto não podemos desconsiderar que o baixo custo, muitas vezes menor do que uma viagem ao Nordeste brasileiro, é um grande atrativo. O preço, no entanto, não é a única vantagem. Quando o assunto é turismo, nossos vizinhos não deixam a desejar!
 
Machu Pichu- Peru

Há belíssimas cidades pela América do Sul, desde aquelas mais agitadas como as capitais Buenos Aires, Santiago e Lima, até aquelas onde você pode vivenciar uma cultura completamente diferente da nossa, onde as tradições de séculos atrás ainda parecem estar muito vivas.
Quando for montar o seu roteiro (está dica vale para qualquer destino,  tenha em mente que INFELIZMENTE não podemos conhecer tudo de uma só vez!!! Sim, temos que tomar a difícil decisão de escolher primeiro aqueles lugares que “ não podemos perder de jeito nenhum”  e a partir daí tentar construir um roteiro em cima das cidades prioritárias.


Ao eleger os pontos principais você tem que levar em consideração se há conexões possíveis entre eles ou se você perderia muito tempo no deslocamento. Às vezes temos que abrir mão de um lugar para poder aproveitar melhor outros. Muitas pessoas montam seus roteiros sem contar com o tempo de viagem entre as cidades ou colocam todas as viagens de ônibus para serem feitas durante a noite e desta forma não perder o dia. Acredite, dormir no ônibus não é lá a coisa mais confortável do mundo, ainda mais quando você viaja pelas estradas da Bolívia, rs! Por isso não dispense uma boa noite de sono numa caminha de verdade; é melhor revezar entre viagens de dias e de noite. Fique atento também aos horários dos transportes. Alguns trechos só estão disponíveis em horários restritos (só de manhã ou só de noite).

Outro ponto importante é considerar o tempo que você terá disponível para a viagem. Não queira conhecer tudo de uma só vez, fazendo a viagem na correria. A quantidade de cidades a conhecer não é o que fará a viagem valer a pena. As experiências mais intensas numa viagem costumam ser quando você tem a oportunidade de conhecer as pessoas locais, compreender seus hábitos e mergulhar na história do lugar.  O que mais gosto nas viagens é justamente quando tenho tempo de “fazer nada” no lugar. De poder andar pelas ruas, observando as pessoas, sentar para tomar um café, ler um livro, frequentar lugares que os moradores costumam ir, conversar com as pessoas que trabalham por lá.  Não ter o compromisso de “TER QUE” fazer turismo é ótimo. Sendo assim, não esqueça: Reserve também algum tempo para fazer nada!


Falando em tempo, outra coisa importante é reservar tempo para os imprevistos!!! Um roteiro deve servir apenas para te guiar e não precisa ser algo rigorosamente seguido, já que no decorrer da viagem muitas coisas acontecem. Às vezes o passeio que você quer fazer não tem para o dia planejado, ou você descobre que a cidade é melhor do que esperava e resolve ficar mais tempo, ou você conhece pessoas que te fazem querer ficar mais tempo...
Enfim, esteja aberto para as mudanças, por isso reserve dias em branco.


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário