segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como levar o seu dinheiro para a Colômbia?


Essa pergunta é uma pergunta que muita gente me faz e quando fui pra Colômbia encontrei pouca informação sobre isso. Então por isso decidi escrever aqui sobre esse dúvida que assombra tantos viajantes. Lembrando apenas que não sou nenhuma consultora financeira e jamais vou ter como decidir qual é a melhor opção para você, mas vou tentar explicar aqui as vantagens e desvantagens de cada um deles, ok?

Vamos lá...

Não é necessário sair daqui levando pesos colombianos, até mesmo porque é difícil encontrar essa moeda pelo Brasil, além de ser desvalorizada. Agora mesmo, por exemplo, acabo de ligar para uma casa de câmbio conceituada e eles me informaram que não trabalham com essa moeda. Portanto as outras opções que restam são: cartão de débito, cartão de crédito, real ou dólar.

O valor do dólar para compra no dia de hoje (09/07/2013) estava a 2,37. Achei um tantinho salgado, mas é uma opção. Leva-se o dinheiro em dólar e chegando lá troca-se nas casas de câmbio por pesos. O valor do dólar para troca lá estava 1.860 pesos (esse valor era na casa de câmbio do aeroporto).

O cartão de crédito é sempre uma boa opção caso queira gastar com compras e só pagar depois que voltar de viagem ou até mesmo para eventuais emergências. Eu comprei algumas coisas no cartão, mas particularmente não achei que valeu a pena, pois além de cobrar o IOF de 6,38% pegamos um período em que o dólar estava subindo muito.

O cartão de débito para mim é uma das opções mais vantajosas. Fizemos um teste em San Andres e sacamos 10 mil pesos pra ver qual era o câmbio. O resultado foi de 920 pesos para cada real, sendo que o maior câmbio que encontramos na Colômbia foi de 830, então esse estava excelente perto dos outros. A desvantagem é que cobra uma taxa para sacar, no nosso caso foi de 10 reais, mas sugiro que verifique esses detalhes com o seu banco. É importante destacar que para fazer compras ou sacar dinheiro com o cartão de débito em outro país é importante desbloqueá-lo aqui no seu banco, no Brasil.

Nossa experiência

Nós saímos do Brasil com o dinheiro em real mesmo e deixamos para trocar lá por pesos colombianos, uma parte em Bogotá e a outra parte em Cartagena. Não deixei para trocar em San Andres e Providencia porque já tinha ouvido falar que por lá era muito difícil conseguir um lugar para trocar.
Quando chegamos no aeroporto já trocamos logo 50 mil pesos (1 real a 805 pesos) para poder pegar o taxi e deixamos o restante do dinheiro para trocar na cidade de Bogotá. 


Casa de câmbio do aeroporto de Bogotá


Valores da casa de câmbio do aeroporto


Infelizmente nós não demos muita sorte nesse quesito porque chegamos a Bogotá em um domingo e nesse dia só encontramos uma casa de câmbio aberta que pagava apenas 800 pesos por cada real (isso depois de insistir porque o cara só queria pagar 780 pesos).
No dia seguinte, segunda-feira, para o nosso azar era feriado em Bogotá então tivemos que trocar mais dinheiro na mesma casa de câmbio do dia anterior, próxima ao museu do Ouro, pois já estávamos ficando sem grana.
No nosso penúltimo dia em Bogotá, todos os comércios estavam abertos e felizmente encontramos outras opções de casas de câmbio na Candelária. Achamos uma que estava saindo a 830 pesos (o melhor câmbio da viagem). Eu fotografei essa casa de câmbio, mas infelizmente a imagem sumiu do meu celular. Tecnologia tem disso às vezes, né? Essa casa de câmbio ficava dentro de um edifício/galeria comercial próximo ao museu do Ouro e no caminho do cerro Montserrat. O nome do lugar é Emeral trade center. É importante ressaltar que há duas casas de câmbio dentro desse edifício, então pesquise o preço em ambas.
Segue uma foto da entrada de lá que encontrei na internet, só não sei se existem vários "Emerald trade center" na cidade, então busque a que fica no bairro da candelária, próximo ao museu do Ouro.

Entrada do Emerald center

Os câmbios que encontramos durante a viagem:

  • Aeroporto de Bogotá: 805 pesos
  • Casa de câmbio próxima ao museu do Ouro em Bogotá (a única que estava aberta no dia): de 780 a 800 pesos.
  • Casa de câmbio no caminho para o Cerro San Cristóban em Bogotá, ainda na Candelária (o melhor câmbio da viagem): 830 pesos.
  • Casa de câmbio na cidade amuralhada em Cartagena (bem difícil encontrar uma casa com esse câmbio por lá): 800 pesos
  • Casa de câmbio no aeroporto de Cartagena (um absurdo esse câmbio): 550 pesos.
  • Casa de câmbio no aeroporto de San Andres( não imaginei que iria encontrar uma boa casa de câmbio por lá, mas me surpreendi. No ntanto não vi nenhuma outra casa além desta em San Andres) : 800 pesos. 
*Os valores acima correspondem a troca de um real por pesos colombianos.


Dicas importantes:



Evite trocar o dinheiro na rua, com os vendedores que ficam na porta das casas de câmbio, pois no meio do dinheiro pode haver notas falsas e você como turista vai acabar levando uma volta. O peso colombiano só pode ser trocado no país. Por isso, troque somente o necessário para não voltar para o Brasil com notas colombianas. No Brasil, nenhuma casa de câmbio troca a moeda colombiana.

83 comentários:

  1. Oláaaa !!!

    Adorei as dicas. Estou indo para Colômbia em Setembro e estou realmente com dificuldades em saber a maneira mais vantajosa para levar o dinheiro. Algumas pessoas falam em levar dólar para trocar por peso. Você acha que seria mais vantajoso do que o real ? Você sabe se vale a pena usar o Visa Travel Money em dólar ? Estou bastante perdida e preocupada. É a minha primeira viajem para fora do Brasil. rsrs

    Obrigada.

    Bjs
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,

    muito obrigada pela visitinha e me desculpe pela demora na resposta. Geralmente sou bem mais rápida, mas andava muito enrolada no trabalho.
    Bom eu nunca li relato de pessoas que tenham ido para a Colômbia utilizando o VTM, mas acredito que possa ser utilizado sim. No entanto como aqui as casas não fazem câmbio de real por peso colombiano provavelmente você vai ter que carregar seu VTM com dólares e quando for usá-lo lá para sacar ou até mesmo como cartão de débito a conversão para a moeda local deve ser feita automaticamente.
    De qualquer forma consulte a casa de câmbio/banco, antes de mais nada, ok?
    Saiba que levando o seu dinheiro em real pra trocar por lá também é prático e bastante válido!
    Bjs e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, tudo bem?
    Meu nome é Aryane, vou para cartagena e san andrés em setembro e também estou confusa como levar meu dinheiro, pq tbm ficaremos 2 dias no Panamá... e como ficaremos em dois paises de moedas diferentes não sabemos quanto iremos gastar em cada lugar.

    Sei que levar dinheiro no cartão de débito e sacar é mais vantajoso do que levar o dinheiro daqui, pois fizemos isso no Chile.

    Tenho duas perguntas:

    Se eu levar o dinheiro no cartão de debito em cartagena e san andres é facil sacar? Tem onde sacar?

    E posso levar o real mesmo para trocar por pesos la?
    Porque precisamos levar um pouco de dinheiro em especie para pagar taxi, ect.

    Aguardo seu retorno!
    Muito obrigada!

    Aryane
    aryaneferreira07@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Aryane, tudo jóia e vc?
    Eu fiz escala no Panamá também, portanto mesmo que por algumas horas somente, eu tbm passei por isso. No Panamá o dólar é bem aceito e vi também algumas máquinas ATM onde você consegue sacar dinheiro com seu cartão de débito.
    Em Cartagena não chegamos a procurar, mas em San Andres nós vimos logo no aeroporto uma máquina ATM onde fizemos o saque sem problema nenhum.
    Eu levaria dólar ou real também só para garantir, mas se conseguiram no Chile acredito que na Colômbia não haverá problema também.
    Assim que chegamos no Panamá (escala) nós lanchamos no aeroporto com cartão de crédito e em Bogotá( nossa primeira cidade da viagem) nós trocamos uma pequena quantia (cerca de 50 mil pesos colombianos) na casa de câmbio do aeroporto só pra pegar um táxi e eventuais emergências.
    Bjs e volte depois pra nos contar sua experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, esta maquina ATM em san andres aceita rede Cirrus ou Plus?? tinha somente este ATM em toda cidade? Obrigada pela ajuda

      Excluir
  5. Ola!!!

    Vou para Cartagena esse ano e estou meio perdida pra tentar descobrir quanto levar. Você tem idéia de quanto vou gastar com táxi, passeio e comida?

    Parabéns pelo post, foi o melhor sobre o assunto que encontrei!

    Muito obrigada pela ajuda!

    Karen

    ResponderExcluir
  6. Olá Karen,
    fico feliz que o post tenha sido útil! Calculamos que nossa média de gastos seria de 100 reais por dia, mas acabamos gastando menos do que isso. Farei um post exclusivo sobre Cartagena, mas nesse texto aqui explica melhor quanto gastamos na viagem inteira:
    http://dizquefuiiporai.blogspot.com.br/2013/07/colombia-as-duvidas-mais-comuns.html

    Taxi na Colômbia é muito barato e dependendo de onde você ficar hospedada fará muita coisa a pé. Portanto quase não vai gastar com transporte. Comida é outra coisa que achei barata por lá. É claro que sempre vão existir os restaurantes mais luxuosos e caros, mas não precisa procurar muito por lá pra encontrar boas opções econômicas!
    Outra coisa que você vai gastar é com os passeios, fizemos dois: um de barco até a Isla del Rosario e Playa Blanca e um tour de buseta pela cidade que incluía lugares como convento de la popa e castilllo de San Filipe.
    Bjos e boa viagem =)

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Boa tarde!

    Tenho duas dúvidas.
    Eu vou em outubro para Bogotá, para um casamento. Vou ficar 2 dias apenas.
    Quanto que você acha que seria suficiente levar (dinheiro) para esses 2 dias?
    Gostei do seu post e foi o melhor que achei até agora mas ainda estou na dúvida se vale mais a pena levar dinheiro em dólar ou real para trocar lá ou se realmente valeria a pena levar um cartão pré-pago já com dólares.

    Continue com esse blog, pois achei super interessante! ;)

    Tks,

    KCMS

    ResponderExcluir
  8. Oi Karen boa tarde,fico muito feliz que tenha gostado do blog! Faço isso com muito carinho pra ajudar quem ta indo =)

    Primeiro queria saber que dia da semana vc chega em Bogotá? Pergunto isso pq acabei dando azar com casa de câmbio por ser feriado e no dia seguinte um domingo. Eu aconselho você a levar real mesmo já que são apenas dois dias! Você pode trocar na casa de câmbio da Candelária (essa ai da foto acima)ou no aeroporto.
    Além disso, você pode optar por sacar o dinheiro em um dos caixas ATMs que estão espalhados pela cidade, pois as taxas de câmbio são ainda melhores. Apenas consulte seu banco para verificar quanto você paga por cada saque e para liberar o seu cartão.
    Calculamos que nossa média de gastos seria de 100 reais por dia, mas acabamos gastando menos do que isso.
    Para se locomover em Bogotá você gasta muito pouco se ficar hospedada perto dos lugares que você quer conhecer. Taxis são baratos e os transmilenios são uma ótima opção de transporte público.
    Se você tem apenas dois dias na cidade eu aconselho você a conhecer o Cerro de Montserrat e dar um giro pelos principais pontos turísticos da candelária como: museu do ouro, museu botero, praça bolivar,etc.
    Boa viagem e bom casamento!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder! Não pensei que sua resposta seria tão rápida!
      Bom, então vou levar um pouco em Real e um pouco em dólar, eu acho.
      Eu chego numa sexta-feira e vou embora no domingo.
      É verdade que é possível fazer um city tour gratuito por lá? Houve dizer que sim mas parece que tem que reservar com antecedência.
      Quanto ao transporte creio que não terei problemas pois estarei com um grupinho.
      Você já foi para lá em outubro? Pergunto para saber sobre o clima.
      Muito obrigada pelas palavras!

      Karen

      Excluir
    2. Karen,
      Obrigada! Não ouvi falar desse tour não, mas ele é bem comum em países da Europa. Eu fiz em Amsterdã e em Florença e achei mto bacana. Se descobrir um na Colômbia passa pra gente depois que coloco aqui!
      Eu fui em maio/junho, o clima em Bogotá é mais friozinho e acho que não deve ser tão diferente em outubro. Me lembrou o clima de SP e Curitiba. De dia sol, mas aquele ventinho gelado, sabe?
      Quanto ao transporte já que você vai com um grupinho, dependendo da distância vale a pena rachar um taxi, pois lá andar de taxi é mto barato!
      Bjs e aproveite!
      Juliana.

      Excluir
  9. Parabéns.. adorei, estava querendo saber sobre a questão de que dinheiro levar, e você solucionou o problema.. excelente! Foi o único que se expressou corretamente naquilo que queria. Pois estamos indo para Colômbia em outubro, meu marido e minha filha. Obrigada Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil pra você Anita! Esse tipo de feedback só estimula a gente a escrever cada vez mais! =)
      Depois volta ai e conta pra gente da sua viagem, ok?
      Bjos e aproveite bastante!
      Juliana.

      Excluir
  10. Olá estou indo para San Andréas dia 16/10 e volto dia 23/10, queria saber se levo real ou dolar?
    Também vou levar cartão de débito e crédito, poderia me informar onde eu saco dinheiro além do aeroporto?
    Poderia me dizer os valores dos passeios se você tiver ainda...e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Em San Andres eu levei em pesos colombianos de Cartagena, pois soube que por lá era meio difícil trocar. No entanto, como disse no texto, vi uma casa de câmbio logo no aeroporto e a taxa de cambio não era tão ruim. Não vi outras casas de câmbio na cidade, mas talvez porque não estivesse procurando.
      Qto aos passeios nós apenas fizemos o passeio que vai até o Aquário e Jonny Cay (1 dia inteiro), custava 15 mil pesos se não me engqano. Nós tb alugamos um carrinho de golfe para andar pela cidade (super recomendo), acho que custou 70 mil pesos o carrinho para o dia todo e nós íamos parando nos lugares da ilha que achávamos interessante. Em breve postarei um texto mais detalhado sobre San Andres, ta?
      Bjos e boa viagem!
      Juliana.

      Excluir
  11. Olá, Boa Tarde!
    Vocês foram as Ilhas: islas Del Rosario e Playa Blanca ?
    Estou a procura de mergulho, tem alguma informação ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria, fizemos esse passeio sim. Não achei o lugar tãoooo espetacular não, mas sei que existem diversos passeios de barco saindo de cartagena. Provavelmente tem mergulho sim.

    Bjs Juliana.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde...
    Estou indo para a ilha de San Andres, mas estou com dúvidas em como sacar/levar dinheiro. Como faço para sacar dinheiro via débito lá? Existem caixas eletrônicos? ATMS? Meu vôo sairá de SP e passará por Bogotá, portanto também poderei sacar o dinheiro em Bogotá. O que você me indica? Tenho conta nos bancos Brasil e Santander.

    Grato,
    Marco

    ResponderExcluir
  14. Hey!! Gostei muito do post! Me ajudou em algumas coisas.

    Vou para a Colômbia pela AIESEC (http://aiesec.org.br) em dezembro e volto em fevereiro, só não está decidido ainda se vou para Bogotá, Barranquilla ou Medellin.

    Quando voltar de lá, passo aqui para contar um pouco da minha experiência.

    Muito obrigado mesmo por compartilhar a experiência de vocês!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hyago..td bom? Estou indo a Bogota pela AIESEC tb em Dezembro... Qual o programa q vc vai e q dia chega la?

      Excluir
  15. Oi, super amei o post. Vou para Bogotá em dezembro, e queria saber algumas infrmações: A documentação necessária, soube que não é necessário passaporte e só RG, pode me informar? E sobre a vacina febre amarela, é obrigatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romênia, caso seu voo faça escala em outro lugar como nós fizemos no Panamá vc vai precisar de passaporte sim, caso contrário só o RG já basta!
      A Vacina é obrigatória sim =)
      Bjsss Ju

      Excluir
  16. Oi Marcos,

    você pode sacar dinheiro nos caixas que ficam nos aeroportos e até mesmo nos shoppings, chamados ATMs. Para isso você precisa ir até o seu banco aqui no Brasil e desbloquear o seu cartão junto ao seu gerente, para que você possa fazer saque no exterior sem problemas.
    Bjs e boa viagem,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  17. Olá Hyago Santana Ottoni, que coisa boa. Eu adoraria morar por uns tempos na Colômbia e fico muito feliz que o blog tenha te ajudado. Em breve vou colocando mais dicas. Bogotá é mais estilo SP, um pouco friozinho, com cara de metrópole e diversidade cultural, Medelin eu não conheci, mas tds dizem que é uma cidade fantástica!
    Volte e nos conte tudo, será ótimo pra gente!
    Bjs Juliana.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Estou indo para San andres dia 10.11, em lua de mel. Estamos buscando a melhor solução para levar o dinheiro e suas dicas são ótimas.
    Mas estou com uma dúvida ainda, tenho conta poupança no Bradesco, posso sacar com o cartão de débito em San Andres?
    Desde ja, agradeço as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      vocês vão adorar San Andres, não deixem de alugar um carrinho de golfe para visitar a ilha. Nós alugamos por dois dias e foi ótimo! Vá tb ao aquario e Jonny Cay, ambos são o mesmo passeio de barco.
      Quanto a sua dúvida em relação ao cartão sugiro que você consulte seu banco, pois sei que cartão de conta corrente faz esse tipo de saque, mas conta poupança eu não testei. Bjos e boa viagem =)
      Juliana.

      Excluir
  19. Olá, juliana, você poderia me dar uma ajuda? Irei dia 20/11/2013 para Cartagena e na dúvida, ainda não decidi que tipo de dinheiro levar. Fui ao meu banco eles me disseram que posso sacar onde houver a bandeira plus. Vc poderia me fazer a gentileza de me informar se é fácil encontrar essa bandeira?
    obrigada pelas informações e parabéns pelo blog.
    Flavia

    ResponderExcluir
  20. Olá Flávia,
    infelizmente eu não lembro de ter visto essa bandeira, mas é bem provável que tenha sim. Na dúvida eu levaria uns bons reais para trocar caso você não consiga sacar.
    Bjs
    Juliana.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, vou para Bogotá dia 01 de dezembro, volto dia 07/01/2014, gostaria de saber o seguinte essa época e calor por lá e como comprar e trazer para o Brasil alguns presentes. é que tipo de roupas devo levar. Já que como li suas outras respostas o melhor e levar real ou cartão de debito.

    ResponderExcluir
  22. Olá Midinilla,
    tem um post aqui no blog que fala sobre essa questão do clima, é esse aqui ó: http://dizquefuiiporai.blogspot.com.br/2013/05/proxima-parada-colombia.html
    Quando eu fui (junho) o cliama estava meio friozinho de dia e a noite mais frio. Tinha dias que fazia um solzinho gostoso, mas ainda sim tava um pouquinho frio, principalmente pra mim que sou carioca!rs
    Bjos e boa viagem =)
    Juliana.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite...


    Estou indo a bogota em dezembro pela AIESEC... Gostei do post! Mas ainda estou na duvida com relacao ao dinheiro... Nao existe msm tp travel money direto de real pra peso colombiano ne? Eu possuo um Travel Money de real pra dolar q usei na minha viagem para os EUA da confidence... Sera a ele funciona la? Pra sacar em dolar msm ...ai troco por peso colombiano la? Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Valeu pelo post, estou indo pra Colômbia em janeiro e não tinha achado muitas informações sobre como proceder com o dinheiro. Gostei da forma como vc detalhou e explicou tudo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, fico feliz. Muito obrigada e boa viagem, vc vai adorar a Colômbia!
      Bjos Juliana.

      Excluir
  25. Olá, gostaria de saber se compensa mais trocar pesos colombianos por reais ou por dólares? A compra do dólar hoje está por R$ 2,48, acha que compensa? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Compensa comprar dollar en Brasil, o cambio aqui esta saindo por 750 pesos 1 real...ou seja....1000 reais 750 mil pesos..e tem uns que estao a 700...compre dollar..
    Vinícius..boa viagem..

    ResponderExcluir
  27. Vinícius, Bom dia!
    Com o aumento do IOF a partir de 27 de dezembro as taxas de crédito e débito se igualaram. Mais uma determinação do governo para favorecer as operadoras de créditos, as quais não geram riquezas e lucram com as movimentações financeiras da população.
    Então, é possível fazer um cartão de débito Travel Money na cidade que visitamos (por exemplo: Cartagena)? Partindo do princípio que a taxa de IOF de lá possa ser menor que 6,38% atuais daqui?
    Isso seria uma maneira de sair desta tributação e aumentar a segurança durante a viagem, em vez de andar com dinheiro em espécie.
    Obrigado desde já!
    Aldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua ajuda e resposta no nosso blog Aldo. É sempre bom ter dicas e retorno de todos! A minha intenção com o blog sempre foi isso, uma grande troca entre os viajantes!
      Obrigada!
      Juliana.

      Excluir
  28. Olá, eu vou para cartagena, apesar de haver uma única casa de câmbio com cotação decente, acha que é possível trocar real por peso? a cotação aqui está muito ruim para comprar dolar e trocar por peso.

    ResponderExcluir
  29. Mr. Cellophane, qual seria essa "única casa de câmbio com cotação decente"?

    ResponderExcluir
  30. Achei uma casa de câmbio no Brasil que troca real por peso colombiano, mas tem que fazer com antecedência. É a Confidence.

    ResponderExcluir
  31. Esqueci de dizer... liguei pra confidence hoje... 1 real tá trocando por 0,001488 peso colombiano.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde,

    Vou para San Andrés no mês de julho, me falaram que lá é ótimo para compras de produtos de marca.
    Sabe me informar quais as lojas de confiança que encontro por lá?
    Os preços realmente são bons?

    ResponderExcluir
  33. Olá Quetrin Queit,
    em San Andres há muitos produtos falsificados. É necessário tomar muito cuidado com isso. Veja quais são os preços praticados no free shop e compare! Se a diferença for muito grande desconfie. Os meus óculos escuros eu comprei em uma loja que era especializada na ilha, mas há muitas lojas que não confiaria.
    Uma amiga pediu pra um conhecido trazer um perfume de lá e quando chegou aqui viu que o rapaz tinha sido enganado e comprado um "genérico".Ou seja, não há muitas garantias. Bjs e aproveite o paraíso por mim! =)
    Juliana.

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Gostei de ter encontrado este site para saber um pouco a respeito de câmbio. Vou levar praticamente o valor da minha viagem em reais e pelo que percebi não vou ter problemas em trocar por peso. A primeira cidade que vou visitar será Medellín, Cali, Bogotá e Cartagena, respectivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Blikstein! Boa viagem e curta bastante!

      Excluir
  35. Oiii! Boa tarde!
    Adorei o seu blog e gostaria de tirar mais algumas dúvidas se possível...
    Você se lembra de ter visto alguma agência do Banco Santander? Vi no site que tem na Colômbia, mas não consegui visualizar em quais cidades.
    Teve dificuldade com alguma coisa? Problemas médicos, idioma, comida?
    Abraços
    Renata Morosini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, vi diversos caixas ATM onde vc consegue sacar dinheiro, mas não lembro de ter visto Santander não.Não tive problema algum, mas nos primeiros dias em Bogotá, meu namorado teve problema com a altitude.Ele sentiu dor de cabeça e dificuldade na resopiração, mas nada que atrapalhasse nenhum passeio.
      As comidas lá são deliciosas e você pode comer super bem pagando pouco. Quanto ao idioma eu me virei no Portunhol mesmo. rs
      Em San Andres algumas pessoas falam inglês, o que pra mim é melhor.
      Bjs e boa viagem!
      Juliana.

      Excluir
  36. Oi Ju
    Tudo bem??
    Entou indo para San Andres em setembro....
    vc acha que é melhor trocar la de real para pesos neh?? vi que perdemos bastante no cambio....
    quanto custa em media os passeios por la??

    Beijosss,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e vc? =)
      Eu achei tranquilo trocar real por peso na Colombia. Em San Andres o melhor cambio era o do aeroporto, na época em que eu fui.
      Os passeios em San Andres que eu fiz eram:
      Jonny Cay- 4 mil pesos
      Jonny Cay + aquario- 15 mil pesos
      West View- entrada: 3 mil pesos
      Cueva de Morgan (odiei e não recomendo): 10 mil pesos
      Aluguel de carro de Golf (choramos desconto): 70 mil pesos
      La Piscinita- entrada: 2 mil pesos

      Bjs e boa viagem =)
      Juliana.

      Excluir
  37. Oiii..Nossa estou mega feliz por ter achado esse blog! Estava me sentindo perdida, muitas dúvidas! Li tudo e ja deu pra ter uma noção. Irei para Cartagena dia 13/02 a 18/02, ficarei 3 noites. Ja pesquisei alguns pontos turisticos e a maioria voce cita aqui. Tenho dúvidas: Os passeios sao realmente baratos? Quanto voce me indicaria levar para passar essas 3 noites, em dolar ou real? Li algo na net que precisa de um certificado de febre amarela - é verdade? Me ajuda?? Aconselha fazer um seguro viagem? Tenho conta no Banco do Brasil.. é facil encontrar o banco la? Obrigadaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi,
      que bom que gostou do Blog. Eu levei certificado da febre amarela sim, é super tranquilo de tirar. Não tenho como te dizer quanto você vai gastar por dia, pq vai depender do seu perfil. Lá em Cartagena há opções super baratas pra comer de PFs a 10 mil pesos e bons estaurantes que são mais caros. Eu gastava em média 100 mil pesos por dia. Não fiz nenhum seguro viagem.
      Quanto ao banco eu levaria real pra trocar por pesos nas casas de câmbio em cartagena (tem mtas, pesquisa qual é a melhor cotação lá).
      Bjs
      Juliana.

      Excluir
  38. Olá tudo bem, algum roteiro de compras em bogotá, sabe de algo sobre as outlets de lá ?

    ResponderExcluir
  39. MUito bacana seu blog. ADorei as dicas sobre Cartagena, pois estou pesquisando p ir lá em janeiro de 2015.....vou levar real, então e trocar no aeroporto de Cartagena.. pelo que vi hoje a cotação está em 1 real 841 pesos.....e levar alguns dolares também
    Também temos um blog de viagem.... se tiver um tempinho, passa l´p conhecer. dedmundoafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, adorei o blog, muito bom. Tenho uma dúvida, compensa mais trocar por peso o dólar ou real? Em qual das opções perco menos? Obrigado

    ResponderExcluir
  41. https://confidencecompraonline.com.br/?gclid=COul8e6yscICFaHm7AodIlEAoA

    Aqui vc compra pesos.

    Infelizmente levar dolar e trocar la não vale mais a pena pela porcentagem perdida a cada troca.

    Hoje o real esta desvalorizado em relação ao Peso infelizmente, antes 1000.000 de pesos era igual a 1000 reais, tanto em poder compra como em equivalência monetária. Hoje isso mudou se precisa de mais de 1200 reais para conseguir esta quantia

    Alguma casa de cambio na colombia compram reais, porem o que pagam é um insulto, o real lá vale muito pouco.

    Sei disso pq sou casado com uma colombiana a vamos temos casa tanto em Bogota como em SP, e viajamos no minimo 2 vezes por ano para Bogota. Temos sorte de ter conta la entao sempre chegamos com dinheiro no banco.

    A melhor opção que encontramos é comprar pesos de amigos e conhecidos que foram pra la, eles ganham pq não perdem valor com taxas de casa e nos ganhamos pq compramos a um melhor preço. o preço oficial e nao o ajustado pelas casas.

    Se voces viajam pra la como nos, tdo ano, procurem fazer isso. No facebook existem grupos de colombianos no brasil eles normalmente estao abertos a vender os pesos que tem ao valor real e nao de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael! Vi um post seu num blog de viagem p colômbia. Falou de comunidades no face de columbianos, pra comprar peso colombiano. Pode me auxiliar nisso?
      Tô indo p cartagena e san andres semana que vem e bem perdida no que é melhor fazer! Comprar dolar aqui e trocar por peso. Tentar comprar peso colombiano aqui (q tô achando difícil de achar)...o que me recomendas?! E tb..já abusando...em média...qto acha que gasto por dia lá? Desde já obrigada pela ajuda! Cristina Pacheco

      Excluir
  42. Vou ficar 10 dias na Colômbia (Bogotá,Catagena e Santa Marta), em fevereiro:quando devo gastar em pesos mais ou menos por dia? os passeios opcionais em dólares que são oferecidos podem ser pagos em pesos?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nesse texto você encontra nossa média de custos na Colômbia. Não fui a Santa Marta, mas acredito que os valores devem ser parecidos com o das outras cidades colombianas. Quanto aos passeios nós pagamos todos com a moeda local. Bjs e boa viagem,
      Juliana.

      Excluir
    2. http://dizquefuiiporai.blogspot.com.br/2013/07/colombia-as-duvidas-mais-comuns.html

      Excluir
  43. Juliana, tudo bem? Tenho uma dúvida.
    Passarei 10 dias do mês de junho em Cartagena e um amigo que esteve lá no ano passado, disse que o valor do real é igual ao peso. Ex. 50.000 COP = R$ 50,00, porém não tenho visto essa confirmação na internet e tbm não vi no seu blog. Pode me confirmar se ele esta certo nesta afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nikita,

      isso vai depender muito da época que você for, pois esses valores mudam. Quando eu fui em 2013 era: 1 real igual a 805 pesos colombianos.

      Excluir
  44. Bom dia

    Vou viajar com meu filho para San Andres em Julho/2015, gostaria de saber se consigo trocar REAL por PESO COLOMBIANO tanto no aeroporto de Bogota quanto no aeroporto de San Andres.
    Tem valor máximo para troca?
    Aguardo resposta. Muito Obrigada.

    Priscila e Enzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em ambos aeroportos tinham casas de câmbio sim, mas se puder trocar fora dos aeroportos a cotação é melhor em casas de câmbio na cidade. Em Bogotá, por exemplo, você pode procurar casas de câmbio próximo ao museu do ouro.

      Excluir
  45. Enzo...poderia me resopnder quanto achou de cotação lá? Pelo real e dolar?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enzo, logo acima, no texto, há uma foto de uma placa da casa de câmbio com todos os valores. Bjs e boa viagem

      Excluir
  46. ola ! meu nome e Ramon, gostaria de saber quanto mil reais da em peso colombiano,
    esse da pra ficar 4 dias com esse dinheiro e 50 mil o que da pra compra exemplo ,

    ResponderExcluir
  47. Olá Juliana, adorei seu post.
    Onde consigo sacar com o cartão Bradesco em cartagena?
    Estou indo agora, ficarei 8 dias neste lugar lindo. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, você pode usar qualquer cartão de débito para sacar. Basta ele estar vinculado a uma conta corrente e você ir ao banco com antecedência para pedir liberação para saque no exterior, ao seu gerente.

      Excluir
  48. Olá, Juliana, tudo bem?
    Estou pensando em ir para a Colômbia em novembro. Levando em conta a disparada do dólar, você acha que vale a pena comprar pesos direto aqui no Brasil ou então levar real pra trocar lá? Ou, ainda assim, vale comprar dólar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Ola! alguém que tenha viajado recentemente pro exterior e utilizado o cartão de débito pra fazer saque, poderia ajudar? Estou fazendo um post sobre isso, e coletando algumas informações. Gostaria de saber qual foi o valor sacado (na moeda local), a data que foi feito o saque, quanto foi realmente retirado da conta. Quem puder ajudar, favor enviar as informações para jose@quedinheirolevar.com.br. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  50. Como eu faço pra tirar meu passaporte ?

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, vou para Cartagena agora dia 11/01, e gostaria de saber se tem casa de câmbio em Cartagena que troque reais por pesos, irei passar 8 dias lá, e consegui em minha cidade 900.000 pesos a R$0,017, não sei se o preço está bom, mas achei garantido já que em vários relatos vi que encontraram dificuldades em conseguir o peso aqui no Brasil.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, vou para Cartagena agora dia 11/01, e gostaria de saber se tem casa de câmbio em Cartagena que troque reais por pesos, irei passar 8 dias lá, e consegui em minha cidade 900.000 pesos a R$0,017, não sei se o preço está bom, mas achei garantido já que em vários relatos vi que encontraram dificuldades em conseguir o peso aqui no Brasil.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou pra Cartagena em fevereiro, como você ja deve ter resolvido a questão da grana, me fala o que é melhor fazer? levo dólares, real, tento comprar o peso colombiano por aqui....

      Excluir
  53. Willians,

    achei em campinas por bem menos que isso, 0,00145 019 32274800

    ResponderExcluir
  54. Olá!
    Sei que este post já tem um tempo, mas foi um dos melhores que encontrei sobre o assunto! Parabens!

    Pelo que entendi, a melhor opção é sacar no caixa eletrônico, certo? Foi o melhor cambio disparado!1 real = 920 pesoas colombianos.

    Em quais caixas vcs conseguiam sacar? Naqueles vermelhos 24 horas? Tem muitos por lá?

    Obrigada!

    Karina

    ResponderExcluir
  55. Boa noit, gostaria de saber se na Colombia recebe Reais.


    ResponderExcluir
  56. Boa noite, gostaria de saber se na Colombia recebe reais.

    ResponderExcluir
  57. Olá. Gostaria de saber se há caixas para saque no centro de cartagenas. Trabalho com Itaú, como faz?

    ResponderExcluir
  58. Mi nombre es Alicia Julio, he estado escuchando acerca de esta tarjeta de cajero automático en blanco por un tiempo y nunca realmente pagó ningún interés a ella debido a mis dudas. Hasta que un día descubrí a un tipo de hacking llamado (OSCAR WHITE). Él es realmente bueno en lo que está haciendo. De vuelta al punto, me preguntó acerca de la tarjeta de cajero automático en blanco. Si funciona o incluso Exist.He me dijo que sí y que su una tarjeta programada para dinero aleatorio se retira sin ser notado y también se puede utilizar para compras en línea gratis de cualquier tipo. Esto fue impactante y todavía tenía mis dudas. Entonces lo intenté y pedimos la tarjeta y accedimos a sus términos y condiciones. Esperando y rezando no era una estafa. Una semana más tarde recibí mi tarjeta y probé con el cajero automático más cercano cerca de mí, funcionó como magia. Pude retirar hasta $ 4500. Esto fue increíble y el día más feliz de mi vida. Hasta ahora he sido capaz de retirar hasta $ 28000 sin ningún estrés de ser atrapado. No sé por qué estoy publicando esto aquí, sólo sentí que esto podría ayudar a aquellos de nosotros en la necesidad de estabilidad financiera. En blanco Atm realmente ha cambiado mi vida. Si quieres contactarlo, aquí está la dirección de correo electrónico oscarwhitehackersworld@gmail.com Y creo que también cambiará tu vida ....

    ResponderExcluir