quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Qual a melhor opção: cartão, VTM ou dinheiro?


Muitas pessoas quando estão indo viajar ficam com essa dúvida martelando na cabeça e pode ter certeza de que foi uma dúvida minha também. O negócio é pesquisar e encontrar a opção que se encaixe no seu perfil. É claro que vou poder lhe ajudar esclarecendo algumas coisas em relação a isso, mas só você será capaz de definir qual a melhor opção para você.
Eu acabei optando por levar 60% em dinheiro em espécie e 40% no cartão Visa travel money. O dinheiro ia comigo para todo lado, na minha super doleira. Até pra tomar banho eu levava ele comigo. Não dê bobeira largando o dinheiro na mala ou até mesmo no locker do quarto. Vai que num descuido você deixa o locker sem cadeado ou mal fechado?



As vantagens e desvantagens de cada um deles:

VTM: A vantagem do Visa Travel Money é que você não fica andando com um monte de dinheiro, correndo risco de ser assaltado ou furtado. Isso é bom pra quem usa transporte público e se hospeda em albergue, dividindo o quarto com pessoas desconhecidas.
O VTM é uma espécie de “conta” onde você coloca seu dinheiro e vai usando como se fosse um cartão de débito sem pagar nada por isso. Outro benefício do VTM é que ele é aceito em vários lugares, e eu pelo menos não tive problema com isso. Ele é como um cartão de débito que você pode fazer compras ou sacar e, além disso, tem como controlar o saldo pela internet pra saber quanto ainda tem disponível e quanto já foi gasto.
Se você for para algum outro país que não aceita a moeda do seu VTM (ex.: suíça/franco suiço) você vai sofrer uma conversão na hora do saque/compra e também perde um pouquinho de dinheiro, como em qualquer conversão.
A desvantagem é que quando você vai sacar o dinheiro no caixa eletrônico você acaba pagando uma taxa. Ou seja, você perde na conversão de real para euro e ainda perde esse valor da taxa cada vez que vai sacar. Outra desvantagem é que você pode ficar hospedado em um bairro que não tenham muitos caixas eletrônicos e no momento em que você estiver precisando pode correr o risco de não conseguir sacar.
A taxa para sacar com VTM na Europa, da ultima vez que eu fui (maio de 2012) foi de €$2,50. Ou seja, cada vez que for sacar dinheiro não pegue de pouquinho em pouquinho para não ter que pagar essa taxa várias vezes, saque grandes quantias (ex: dinheiro para a semana).

DINHEIRO: A vantagem de levar dinheiro é que você não paga nenhuma taxa. A desvantagem é que se você comprar o euro a R$ 2,50 num dia e na semana seguinte ele estiver R$ 2,37 não adianta chorar e nem espernear.  É claro que andar com dinheiro é sempre menos seguro do que se andar com um cartão, mas do jeito que eu sou posso até acabar perdendo o cartão!

CARTÃO DE CRÉDITO: O cartão de crédito deixou de ser vantajoso, pois agora incide sobre ele um imposto chamado IOF no valor de 6,38%, ou seja, tudo que você gastar vai ser acrescido esse imposto. Além disso, você corre o risco da cotação da moeda, que pode estar mais valendo R$ 2,50 no dia que você comprar, mas aumentar para R$ 2,90 no dia que sua fatura fechar. Lógico que também pode diminuir o preço até a data da fatura, mas é como disse: uma questão de risco.
Lembrando que o cartão de crédito internacional cobra uma taxa alta, mas pode acabar te salvando de um perrengue ou coisa do tipo. Portanto quando estiver indo viajar ligue para o cartão e faça o desbloqueio para poder utilizá-lo sem problemas!

CARTÃO DE DÉBITO: O cartão de débito também tem IOF, mas é só 0,38% e a cotação vai ser do dia que você usou ou do dia seguinte ao uso. Provavelmente ocorrendo menor variação no mercado devido ao curto espaço de tempo. Isso acaba sendo uma grande vantagem, mas eu, por exemplo, não consegui usar meu cartão de débito no exterior, acho que é necessário avisar ao banco que está indo viajar para que você possa fazer esse tipo de transação.

Depois de decidir o que vai levar, é só acertar os últimos detalhes da viagem e buscar a melhor cotação nas agências de turismo, banco ou casas de câmbio. Muitas delas até entregam no endereço que você quiser, é mais seguro do que sair por ai levando a grana toda pra trocar.
Um observação que acho válida é: nunca vá somente com cartão de crédito/débito ou vtm, você pode até preferir levar tudo dessa forma, mas separe alguns euros para alguma emergência ou até mesmo para o taxi/ônibus que você vai pegar quando chegar no aeroporto. Lembre-se que até água é emergência quando se tem sede e nem um eurozinho para comprar!

Como acho importante colocar a opnião de outras pessoas que também passaram por isso, aqui vai o relato do mochileiro Leandro Peres, que topou enviar pra gente sua experiência. Confira:

 

Leandro em Berlim

"Na minha primeira viagem para europa, fiquei bastante em dúvida sobre como levar dinheiro para o velho continente, afinal em todos as cidades que iria passar eu ficaria em hostel, ai já vem aquela velha neura de segurança, de onde vou deixar meu dinheiro etc, uma bobagem, todos os hostel por onde eu passei eram super seguros e tranquilos.

Depois de ler bastante em blogs e consultar o guia do viajante independente para europa, o qual recomendo, optei pelo visa travel money por se tratar de um cartão de débito você consegue ter um controle maior sobre os seus gastos, antes de viajar você carrega o cartão com euro e sabe exatamente quanto tem para gastar, com o visa travel money além de pagar suas despesas, ele é aceito em vários lugares, desde lojas de shoppings até subir na torre eiffel pode ser pago com o VTM, você pode fazer saques, pagando uma pequena taxa e ainda pode consultar o seu saldo pela internet, achei bastante prático, outra vantagem de usar o VTM é que você não paga taxa nenhuma pelo seu uso, ao contrário do cartão de crédito que se paga IOF por transação.


Levei o cartão de crédito também, no caso de alguma necessidade é importante tê-lo por perto, e é ótimo para alugar bicicletas e pagar o metrô em paris, uma última dica, existem vários aplicativos de despesas para os smartsphones, eu usei o "minhas despesas" para ios, super recomendo é ótimo para seus controles diários."

e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário