segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pontos turísticos em Amsterdã

Amsterdã é uma cidade encantadora e a maioria dos passeios você consegue fazer a pé dependendo do hostel em que você está!Logo abaixo coloquei os principais pontos turísticos que visitei e um pouco mais abaixo, os que eu não tive tempo de ir, mas gostaria de ter ido. Quem sabe eu não volto pra fazer os que ficaram faltando, né?

Museumplein: Aqui se tem a maior concentração de museus da cidade e alguns dos mais importantes da Europa, como o Van Gogh, o Rijksmuseum e o Stadelik. Neste lugar fica a famosa escultura-letreiro “IAMSTERDAM”, um dos pontos mais legais da cidade para bater fotos, onde pessoas do mundo inteiro posam nas mais loucas posições. Se por acaso você quiser tirar foto aqui sem a presença de desconhecidos, tente chegar cedinho porque depois lota e você fica que nem um tonto desviando dos outros turistas. 



Heinekkein Experience:


O museu interativo da cerveja Heineken. Paga-se 16 euros por pessoa, e vale muito a pena conhecer, gostamos bastante! O “museu” fica no antigo casarão que serviu de berço ao nascimento da cerveja em questão, e condensa bastante história, tecnologia e, é claro, um pouco de álcool!






Vondelpark: Esse parque ficava em frente ao meu albergue, mas infelizmente não consegui conhecê-lo todo. É um lugar para relaxar e ver o dia passar. Muita gente faz piquenique, anda de bicicleta, crianças brincam e o melhor de tudo é que é de graça! Localizado no centro da cidade, próximo de diversas outras áreas de interesse, como Museumplein e Leidseplein, o parque tem uma área verde imensa, repleta de lagos, belas árvores e animais. Ele tem uma forma alongada (1,5 km de comprimento, 300 metros de largura).




Leidseplein: A Leidseplein é o coração pulsante de Amsterdam, onde estão a maioria dos bares e boates da cidade, além de diversos restaurantes e cafés. Tanto durante o dia quanto a noite o movimento de pessoas é grande. Lá, você encontrará também fast foods, como o Mc Donald’s e o Burger King, além de um dos mais famosos coffee shops da cidade, o Bulldog. Eu já ouvi dizer que esse cofee shop não é dos melhores é mais pra turista, portanto se está pretendo conhecer algum, peça a dica pra quem mora na cidade ou alguém que trabalhe no albergue.



Parque Keukenhof: 

O jardim de tulipas de Keukenhof é uma das atrações mais conhecidas da Holanda. Muita gente, porém, fica decepcionada ao saber que o parque só está aberto durante dois meses por ano — exatamente durante a floração da primavera. As datas de abertura do Keukenhof variam todos os anos. Se você está pretendendo passar pela Holanda durante a primavera, cheque o site do parque antes de ir. Os ingressos custam €14,50 (adultos) e €7 (crianças de 4 a 11 anos).Você pode comprar antecipadamente o ingresso pelo próprio site.




Praça Dam: 

Essa praça está localizada no centro histórico de Amsterdam e abriga prédios importantes da cidade, como o Palácio Real e a Nieuwe Kerk (a Igreja Nova), além do Monumento Nacional (um obelisco construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial). É lá que acontecem os principais eventos de rua da cidade e onde se instalam os parques de diversão que passam por Amsterdam. A Dam fica bem próxima a principal estação de trem da cidade, a Centraal Station, e do mundialmente famoso bairro da Luz Vermelha (Red Light District).





Museu de Anne Frank: 


Fui ao museu faltando um pouco mais de uma hora pra fechar e acho que foi a melhor coisa que fiz. Não tinha fila nenhuma e no outro dia que passei lá na porta (de tarde) a fila estava GIGANTE! Paguei cerca de 9 euros, não adianta levar carteirinha de estudante que não tem desconto. Achei muito bacana esse museu e mesmo pra quem nunca leu o livro é emocionante conhecer um pouco mais sobre a história dessa garotinha.







Red Light District: Nesse extenso labirinto de ruelas e enormes janelas, concentram-se sex shops e vitrines em que as prostitutas se expõem e oferecem seus serviços. Um lugar curioso e divertido que vale a visita é a Condomerie (Warmoesstraat, 141), loja de preservativos com produtos de diferentes tamanhos, formatos, cores e sabores. Obs: Não tire fotos das moças na vitrine de jeito nenhum ou poderá perder a câmera.



Free Walking Tour: Já falei em outra oportunidade sobre esses passeios gratuitos na Europa e em Amsterdã tive a oportunidade de fazer (confira aqui o texto sobre isso). O legal desse passeio é que ele não passa por pontos muito “turísticos” então você fica conhecendo histórias e passa por lugares que você como turista nem sabia que existia.



Coisas que não fiz, mas gostaria de ter feito:



Biblioteca Pública: A Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA) tem diversas unidades na cidade. A unidade central deles fica na Oosterdokskade 143, em frente ao famoso restaurante flutuante chinês (o Sea Palace) e pertinho do NEMO, o maior centro de ciências da Holanda. Não deixe de ir até o último andar da biblioteca onde há um restaurante self-service. Lá tem um terraço onde você pode apreciar uma bela vista de Amsterdam enquanto come algo ou só toma um cafézinho.






Andar de bicicleta: Sim, eu confesso que é quase um pecado ir pra Amsterdã e não andar de bicicleta, portanto vou ter que voltar lá só pra fazer isso um dia (quanto sacrifício!!!rs). Para alugar bicicletas não é preciso procurar muito, tem lugares por toda cidade, inclusive em alguns albergues. Como a cidade é plana muita gente utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. É muito legal sair a noite e ver a galera toda arrumada estacionando a bicicleta. Como seria bom se isso funcionasse aqui no Brasil! O preço do aluguel das bicicletas é em média 12 euros, por dia.

 





Mercado Albert Cuyp: 



Localizado no bairro De Pijp, próximo a Cervejaria da Heineken, o Albert Cuyp é o maior mercado de rua da Holanda, e lá se pode encontrar de tudo, desde chocolates em formato de seios até os deliciosos stroopwafels, um tipo de waffle holandês fininho, recheado com caramelo derretido. O mercado é ótimo para quem está querendo economizar na alimentação, já que os preços são baixos, principalmente quando comparados com os dos supermercados e restaurantes da cidade. Não saia de lá sem experimentar o haring (famoso peixe holandês servido cru e com cebola – uma delícia) e o stroopwafel. 


 

e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário