sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mala ou mochila, qual é a melhor opção?


Essa foi uma das pergunta que me fiz quando planejei a minha viagem à Europa e imagino que é a dúvida de muitas pessoas também. Antes de tomar essa decisão é necessário que você pense em algumas questões!

Quanto tempo dura a sua aventura?

Digamos que sua viagem vá durar 30 dias. Sendo ela uma viagem econômica ou não, você não vai precisar levar 30 peças de roupa, pois não vai usar. Na minha viagem, por exemplo, só levei 2 calças jeans e 1 calça legging e fiquei variando com as blusas que eu tinha. Nos hotéis/albergues e até mesmo na rua, você encontra lavanderia e pode lavar as suas roupas quando tiver necessidade.
Um conselho que te dou, é: na viagem você vai querer comprar algumas coisinhas e se você levar muita coisa  não terá espaço na sua bagagem para compras e não queremos que você pague excesso de bagagem, pois em muitos casos isso pode acabar saindo mais caro do que o valor da passagem que você comprou.

Qual o limite de bagagem dos voos que vai pegar?

Quando eu sai do Brasil a moça da cia aérea me informou que eu poderia levar duas malas de 32kg no voo internacional, contudo informe-se sobre o limite da cia em que você vai viajar, eu fui pela Britsh Airways( Ibéria). Agora você precisa ficar ligado caso vá fazer algum voo low cost, eu fiz 2. Um era pela Easyjet (uma mala de até 20 kg + bagagem de mão) e outro pela Ryanair( uma mala de até 15kg + bagagem de mão), ambos tinham pouco limite, então  tive que ser bastante contida na hora de escolher o que levar.

Sua viagem é por conta própria ou por alguma agência de viagens (pacote)?

Se você está indo para uma viagem que inclui translado até o hotel e chegando no hotel tem elevador ou serviço de maleteiro, a mala é uma ótima opção!

Como pretende se locomover entre as cidades (avião, ônibus, trem)?

Se pretende fazer voos  low cost lembre-se que independente de levar mala ou mochila você tem limite de bagagem! Nos trens não existem bagageiros para mala, como em ônibus de viagens que vemos aqui no Brasil.Os trens não tem bagageiro para mala como onibus no Brasil. Tem poucos lugares e é você que vai carregar, é você que não pode deixar em cima dos bancos ao seu lado. Outro problema se você usar voos.

Pretender pegar transporte público quando estiver com sua bagagem?

Andar nos metrôs/ônibus com mala grande é complicado. Não tem sistema de rampas e muitos nem escada rolante têm.
*Um alerta para as meninas: Queridas, carregar uma mala gigante escada abaixo não é nada mole e não fiquem pensando que só porque você é mulher as pessoas vão se comover e parar pra te ajudar.
Se você chegar a uma cidade no horário de pico e quiser usar o metro pode ter certeza vai ser brabo. Os metrôs geralmente estão cheios e as pessoas ficam impacientes se você ficar com aquela mala gigante no meio do corredor atrapalhando a passagem.

Vai andar com a mala na rua ou vai pegar um táxi?

Particularmente acho meio perigoso ficar andando tarde da noite com uma mala de rodinha pela rua. Sei que na hora o bandido não quer nem saber se você tá de mala ou mochila, mas acho que uma mochila nas costas chama muito menos atenção!
Se você é do tipo que prefere pegar um táxi para se locomover, então viajar de mala é tranquilo!

Minha experiência

É claro que essa questão de mala e mochila é um relativa, mas vou deixar aqui a opinião de quem foi de mochila pra Europa.
Eu levei uma daquelas mochilas de camping, de 75 litros, e não tive problema algum nos albergues em que fiquei. Nada foi roubado e em alguns deles os lockers eram até bem grandes e eu conseguia guardar a mochila lá dentro. De qualquer forma fique tranquilo porque as pessoas que estão no quarto com você não são ladrões, são apenas viajantes que querem uma opção de hospedagem mais barata. É óbvio que você não vai ficar largando dinheiro, laptop e celular em cima da cama, também não seja bobo.
Peguei metrô, trem, tram, ônibus e vários voos com a mochila e acho que acabou sendo mais fácil circular pelos lugares com ela. Melhor do que se eu estivesse usando uma mala de rodinha.
Prefira mochilas que abram toda, isso facilita na hora de pegar alguma coisa dentro dela ou escolher uma roupa. É muito chato ter que tirar tudo de dentro da mochila pra achar uma blusa ou uma meia. Enfim, é uma coisinha boba, mas que faz toda diferença.
É claro que tem gente que não suporta viajar de mochila, a mala pode ser muito mais cômodo em muitos casos, mas se a sua intenção é conhecer várias cidades numa mesma viagem, provavelmente sua melhor opção será mochila.

e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

5 comentários:

  1. Viajei para Espanha e Italia em 2012 e com uma pequena mala de rodinhas foi tranquilo. Mas a alça de puxar a mala quebrou e a sorte que tinha outra.(rs). Neste ano vou para outros lugares na Europa, mas confesso estou bem propenso a comprar um mochilão. Legal suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Helio. acho que pra Europa não há melhor opção, até mesmo por conta dos deslocamentos e peso das bagagens em voos low cost!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah e obrigada por compartilhar sua história conosco! =)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas e penso igual a você! Vou a Europa em setembro e estava na duvida se levava mala ou mochila.
    Bjos

    Tereza

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou Tereza! Acho uma opção muito mais prática e barata. É claro que mala tem suas vantagens, mas viajando por várias cidades da Europa eu não vi opção melhor do que mochila.

    ResponderExcluir