quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dicas valiosas na Europa:

Modéstia parte meu roteiro pra Europa fico muito bom. Os deslocamentos foram tranquilos, não perdi nenhum voo ou trem e nem tive problemas com excesso de bagagem.Quase não passei perrengues e dei MUITA sorte em vários aspectos.
Para que dê tudo certo na sua viagem já saia com tudo planejado daqui. Veja quanto tempo vai precisar em cada cidade cada, se organize e seja pontual. Ok, lendo isso você deve estar pensando “nossa, mas é uma viagem, que garota certinha!”. Pode ter certeza que não sou essa pessoa, inclusive nas minhas últimas férias perdi o voo de ida para o Chile e só eu sei o sufoco que foi pra conseguir voltar pro Brasil. Desde então fiquei mais ligada nisso e sei que a falta de um desses itens pode lhe causar muita dor de cabeça e vários euros a menos no bolso.
Um bom exemplo disso foram duas meninas que eu conheci em Barcelona. Elas resolveram pegar o caminho  mais barato para ir do albergue até o aeroporto e acabaram se perdendo, consequentemente perderam o voo. Quando cheguei ao aeroporto e dei de cara com elas levei um susto porque o voo delas saia umas 3h antes do meu. Como elas queriam economizar uma graninha acabaram pegando um metro e depois trem, mas como nunca tinham andado de trem acabaram pegando a direção errada. Conclusão: perderam o voo e ainda tiveram que pagar por outro (além de ter que esperar horas pelo próximo).
Dica nº 1: Saia sempre com antecedência pro aeroporto e informe-se qual é a melhor maneira de chegar!Imprevistos acontecem e você não quer ser a pessoa que vai ter que pagar uma outra passagem e correr o risco de perder a diária já paga do hostel.
Dica nº 2: Se você comprou voos low cost fique de olho nas exigências da Cia aérea. Algumas têm limite de bagagem e necessitam que você faça o check in antes de chegar ao aeroporto e leve o comprovante impresso.
Dica nº 3: Tenha sempre um mapa da cidade, ele vai te ajudar a se localizar nas cidades e geralmente estão disponíveis gratuitamente nos albergues.
Dica nº 4: Se informe sobre passes de metrô, ônibus ou qualquer outro meio de transporte público que a cidade ofereça. Em algumas cidades que fiquei vi que esses passes podem ser uma grande economia de tempo e dinheiro. Em Paris, por exemplo, eu comprei um passe de metro que valia por uma semana e custava 25 euros. O passe para 5 dias estava mais caro do que o de uma semana, então acabou compensando mais. Lá você vai usar metrô pra tudo, então pense nisso!
Dica nº 5: Já tenha anotado num papel como vai fazer pra ir da estação de trem ou do aeroporto para o albergue. Você pode chegar na cidade de madrugada, ou tarde da noite e não encontrar muitas pessoas na rua pra te dar informação, outras delas podem não falar inglês e ai você fica perdido, desesperado e cansado de andar com a mala/mochila pra cima e pra baixo.
Dica nº 6: Use uma doleira para guardar a maior parte do seu dinheiro, mas deixe sempre algum dinheiro reservado na carteira caso seja preciso usar. Não é legal ficar mostrando a doleira com todos os seus euros no meio da rua né?
Dica nº 7: Fique de olho na bolsa sempre! Sei que nós brasileiros já temos alguma malícia em relaçã com isso, mas somos turistas e muitas vezes ficamos distraídos tirando fotos ou admirando uma paisagem e nessa hora os bandidos se aproveitam. Não vi nenhuma violência ou nem assalto por lá, mas ouvi muitos relatos de pessoas foram furtadas.


Dica nº 8: Tente aprender algumas palavras do país para o qual você está indo. Em Paris, por exemplo, os franceses não gostam MESMO de falar inglês ou qualquer outro idioma que não seja o deles, então se quiser pedir aguma informação na rua começe o diálogo dando bom dia/tarde/noite e pergunte (em francês) se por acaso a pessoa fala inglês. Se a pessoa disser que sim, ai você começa!


e-mail e messenger: juliana_ribeiro20@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário