Ainda me restavam alguns dias de férias para tirar no trabalho, mas a grana estava curta e o tempo também. Então, eu e meu companheiro de viagens ( meu namorado) começamos a matutar sobre um lugar que pudéssemos conhecer sem gastar muito.
A ideia inicial era ficar pelo Brasil e conhecer Natal e Pipa, mas a passagem aérea que antes estava custando 500 e poucos reais passou a custar quase mil reais um mês depois, por conta do Carnatal (evento esse que não estávamos nenhum pouco afim de ir e acabaria atrapalhando nossos passeios pela cidade).
Então começamos a ver quanto custaria uma viagem de carro pela Costa Verde do Rio de Janeiro, indo até o litoral paulista. A ideia inicial era ir pra Ilha Grande, Paraty e Ubatuba. Só que quando começamos a ver pousadas/albergues tudo estava muito caro e acabamos desistindo. Comecei a pesquisar então passagens aéreas pra diversos lugares do Brasil. Eis que encontrei uma passagem em conta para Salvador, na Bahia. Fomos no início de dezembro (baixa temporada) e pagamos cerca de R$ 340,00 na passagem de ida e volta, já com as taxas, pela companhia aérea Gol.
HOSPEDAGEM
Nós buscamos as opções mais baratas de hospedagem (levando em conta também segurança, limpeza e localização). Em Salvador, por exemplo, nós dormimos uma noite em uma pousada que ficava no bairro da Pituba e custava R$ 50,00 a diária para o casal no quarto privativo com TV e ar condicionado. De quebra ainda tinha uma piscina na pousada, mas como fomos embora no dia seguinte, bem cedo, nem usamos.
Só dormimos uma noite porque nosso roteiro era Boipeba e Morro de SP, ou seja, Salvador foi apenas o portão de chegada e saída da nossas férias.
Quarto da pousada |
Essa é a piscina que não usamos |
A HORA CERTA PARA VIAJAR
Foto tirada em minha viagem pela Colômbia (maio de 2013/baixa temporada) |
Além de aproveitar promoções de passagens e buscar hospedagens, você pode aproveitar para viajar em baixa temporada. Viajar no carnaval, em período de férias escolares (fim de dezembro, janeiro e julho) ou até mesmo em feriados prolongados, como o Carnaval, pode acabar fazendo com que sua viagem custe o dobro do preço! Sei que muita gente só tem essas datas para viajar, mas se não é o seu caso aproveite pra ir quando fica tudo mais barato, inclusive hospedagens e passeios. Um outra vantagem é que os pontos turísticos ficam com menos filas, as praias menos lotadas e você consegue pechinchar , já que a procura é menor.
ECONOMIZANDO NAS REFEIÇÕES
Outra coisa que pode fazer com que sua viagem fique mais econômica é buscar um hostel que tenha uma cozinha disponível para os hóspedes. Em alguns lugares, principalmente aqueles muito turísticos, as refeições são bem caras e acabam sendo um dos maiores gastos da viagem. Vá ao mercado (em todo lugar por mais escondido que seja tem um) compre o básico para fazer algumas refeições durante o tempo que estiver lá. Vale comprar macarrão instantâneo, comida congelada, pão para fazer sanduíches, frutas, etc.
Se você não tem muita disposição para cozinhar invista nos famosos "PFs" ou descubra aonde ficam os restaurantes menos turísticos, lá você encontra refeições bem mais acessíveis.
Em alguns albergues existem também dias de "free dinner". Em algum(uns) dias da semana eles escolhem um prato e oferecem aos hóspedes sem cobrar nada, eu já participei de um free pizza em Santiago e um free pasta em Roma. Fiquem ligados apenas no horário, pois é bom chegar no início, já que não dura a noite toda.
PASSEIOS GRATUITOS
Já falei aqui em outra oportunidade sobre os "Free walk tours" que acontecem em diversos lugares. Não custa nada perguntar se existe essa opção no albergue que você vai ficar, ou até mesmo pesquisar se há alguma empresa que faça isso na cidade. É um tour muito interessante em que não é cobrado absolutamente nada por isso, embora seja de bom grado dar um "gorjeta" pro guia no final.
Além disso, existem diversos lugares que são gratuitos, basta pesquisar. Quando eu estive no museu do Louvre, em Paris, acabei dando sorte porque justamente naquele dia que eu estava visitando era gratuito. Em alguns museus aos domingos é mais barato ou gratuito (esse é o caso do Museu do Ouro que visitei em Bogotá).
Lembre-se que pra viajar a gente nem sempre precisa de muito. Há destinos muito bons e econômicos. Alguns deles ficam a poucos quilômetros de distância da sua cidade, não custa nada pesquisar! Quer viajar, mas não está a fim de contrair dívidas? Então programe-se, planeje, economize e aproveite as nossas dicas.
Lembre-se que pra viajar a gente nem sempre precisa de muito. Há destinos muito bons e econômicos. Alguns deles ficam a poucos quilômetros de distância da sua cidade, não custa nada pesquisar! Quer viajar, mas não está a fim de contrair dívidas? Então programe-se, planeje, economize e aproveite as nossas dicas.